Anos Finais
Anos Finais

 

 Tratamento da Informação

 “O estudo dos conteúdos estabelecidos no tratamento da informação justifica-se por possibilitar o desenvolvimento de formas particulares de pensamento e raciocínio para resolver determinadas situações-problema – as que envolvem fenômenos aleatórios - nas quais é necessário coletar, organizar e apresentar dados, interpretar amostras, interpretar e comunicar resultados por meio da linguagem estatística.” (PCN-Matemática)

 Materiais da Mídia nas aulas de Matemática e Ciências

 Alguns assuntos são tão comentados, ou têm tamanho impacto sobre nossas vidas ou na sociedade em que vivemos que não podem ser relegados à vida lá fora: podem e devem ser trazidos para a sala de aula, onde serão devidamente discutidos e talvez transformados em poderosos vínculos entre o que é vivido e o que é estudado.

 Álgebra

 O estudo da Álgebra constitui um espaço bastante significativo para que o aluno desenvolva e exercite sua capacidade de abstração e generalização, além de lhe possibilitar a aquisição de uma poderosa ferramenta para resolver problemas.

  Adolescência

 Ao adolescer, a maioria dos alunos enfrenta momentos de conflitos que muitas vezes os imobilizam diante do processo de aprendizagem. Não é raro os adolescentes viverem a escolaridade como um obstáculo no percurso para a vida adulta. No entanto, é no ambiente escolar que o adolescente adquire tanto os conteúdos acadêmicos como os princípios éticos e morais que permeiam a sociedade. A vivência de experiências que possibilitem ao aluno conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva permite uma ação responsável e eticamente comprometida do adolescente de hoje com o adulto de amanhã.

 

 Funções de 1º e 2º graus e o Estudo dos Vegetais

 Oportunizar o desenvolvimento de leitura, compreensão, resolução de problemas e produção textual também é compromisso da área de Matemática e Ciências. Assim, é fundamental planejar situações de aprendizagem significativas que revelam os problemas do cotidiano e desafiam o aluno a buscar soluções e expressá-las nas diferentes linguagens.

 

 As Competências e a Resolução de Problemas na Aprendizagem Escolar

 A resolução de problemas é uma competência fundamental para qualquer atividade humana. Desta forma, a educação deve estar voltada para o desenvolvimento integral do ser humano, tornando-o apto a analisar as informações que recebe e selecionar aquelas que serão úteis em sua vida diária.

 

 Dengue, lixo e automedicação: Questões de Saúde e Prevenção

 A Ciência, especialmente a química, está muito mais presente em nossa vida do que imaginamos. Vivemos num mundo de substâncias, misturas e materiais diversos em constante transformação. A química estuda essa diversidade e seu desenvolvimento resulta da ação humana sobre esse mundo de materiais. Uma ação que tem uma história e vem sendo construída com muito estudo e criatividade.

 Ciências no Cotidiano - Química

 A Ciência, especialmente a química, está muito mais presente em nossa vida do que imaginamos. Vivemos num mundo de substâncias, misturas e materiais diversos em constante transformação. A química estuda essa diversidade e seu desenvolvimento resulta da ação humana sobre esse mundo de materiais. Uma ação que tem uma história e vem sendo construída com muito estudo e criatividade.

 

 Álgebra: Um desafio para quem aprende e para quem ensina

 No estudo da álgebra, é importante enfatizar a generalização como possibilidade de modelar situações, resolver problemas e justificar propriedades. Se utilizarmos os recursos algébricos que envolvem as letras, as operações e as propriedades seremos capazes de avançar para além do ensaio e do erro diante de situações matemáticas. Este parece ser o grande desafio para quem ensina e também para quem aprende álgebra.

 

 Nutrição e Saúde

 Olhar a cozinha de um jeito diferente. Além de ser o lugar onde sentimos cheiros e gostos dos alimentos lá feitos, é também um lugar que pode desenvolver nosso raciocínio, nossa curiosidade, nossa vontade de explicar e entender o mundo que nos cerca. Estudar algumas medidas, misturar materiais, produzir e conservar alimentos. Tem muito mais ciências e matemática na cozinha do que percebemos quando nos deixamos orientar apenas pelo apetite....

 

 O Estudo dos Números Racionais

 Todos nós já sabemos que os números naturais foram os primeiros a serem criados pelo homem, para resolver suas necessidades de contagem. Entretanto, quando o homem precisou resolver questões do seu cotidiano, relativas às medidas, foi necessário criar um outro tipo de número: os números fracionários. No decorrer da história, os números fracionários, em suas diversas representações, e os números naturais formaram o conjunto dos números racionais, que foi progressivamente agregando significados, à medida que o homem foi tornando mais complexa a sua relação com outros homens e com o meio natural.

 

Resolução de Problemas

 É freqüente o professor acreditar que as dificuldades apresentadas por seus alunos em ler e interpretar um problema ou exercício de matemática estejam associadas a pouca competência que eles têm para leitura. Ler é um dos principais caminhos para ampliarmos nossa aprendizagem em qualquer área do conhecimento, consideramos que não basta atribuir as dificuldades dos alunos em ler problemas à sua pouca habilidade em ler nas aulas de português. A dificuldade que os alunos encontram em ler e compreender textos de problemas estão, entre outras coisas, ligadas a ausência de um trabalho pedagógico específico com o texto do problema, nas aulas de matemática.

 Resolução de Problemas

 Estudiosos contemporâneos apontam a resolução de problemas como uma estratégia de aprendizagem, principalmente para aqueles que pretendem trabalhar em uma perspectiva construtivista.

 Aprendizagem Matemática e Científica

 Construir o conhecimento, tanto científico como matemático, requer uma série de procedimentos de leitura e escrita que são tarefas do professor de Ciências e Matemática.

 

O Compromisso da escola com a leitura e a escrita

 A sociedade vê a escola como o espaço privilegiado para o desenvolvimento da leitura e da escrita, já que é nela que se dá o encontro decisivo entre a criança e a leitura/escrita.

 

Classificação dos Seres Vivos, teias e Cadeias Alimentares.

  A aprendizagem sobre a diversidade da vida pode ser significativa aos alunos mediante oportunidades de contato com uma variedade de espécies que eles podem observar, direta ou indiretamente, em ambientes reais. O desenvolvimento de atividades que favoreçam o conhecimento dos ambientes e dos seres vivos convida os alunos a valorizar as suas reais curiosidades.

 

 Geometria: Espaço e Forma

 O trabalho com a geometria tem por objetivo capacitar o aluno a analisar e compreender melhor o espaço que o rodeia, tornando-o apto a codificar as imagens que vê, fazer e compreender as comunicações visuais que encontra no seu cotidiano.

 O Ensino de Ciências

 O ensino de Ciências voltado para a pesquisa possibilita a formação de um aluno participativo, crítico e questionador. Envolve o processo de produção e construção do seu conhecimento.

 

 Jogos - Álgebra

 Os jogos são contextos nos quais as idéias podem ser exploradas de forma significativa e interessante. Além disso, o jogo estimula a exploração e a solução de problemas, criando um clima propício para a investigação, a compreensão e a descoberta de idéias matemáticas.

 

Álgebra

 No estudo da álgebra, é importante enfatizar a generalização como possibilidade de modelar situações, resolver problemas e justificar propriedades. Se utilizarmos os recursos algébricos que envolvem as letras, as operações e as propriedades seremos capazes de avançar diante de situações matemáticas. Este parece ser o grande desafio para quem ensina e aprende álgebra.

 

 Corpo, Gênero e Sexualidade.

 Cabe a escola: Favorecer a construção de conceitos e valores a respeito do corpo, em que esteja incluída a sexualidade, comparando a abordagem dada ao corpo pela ciência, pela propaganda e pela arte. Discutir as relações de gênero na sociedade e a decorrente discriminação. Promover a saúde através da orientação sexual e necessária prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Oportunizar espaços de reflexão a fim de que cada um possa fazer as melhores opções para sua vida.

 

 O Corpo Humano - Sexualidade

 Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como um dos objetivos do Ensino Fundamental a vivência de experiências que possibilitem ao aluno "conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.”

 

 O Uso da Calculadora

 A tecnologia da sociedade contemporânea deve ser utilizada na escola como recurso didático. Um exemplo disso é o uso da calculadora na sala de aula. A calculadora utilizada no momento certo e com objetivos bem definidos, pode ser transformada numa excelente ferramenta para aprimorar o raciocínio lógico e até agilizar o cálculo mental.

 

 Números Racionais - Jogos

 Os jogos, no ensino da Matemática, não só estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, como também propiciam a interação e o confronto entre diferentes formas de pensar. Eles permitem aos alunos vivenciarem uma experiência com características sociais e culturais, provocando a descentração, a aquisição de regras, a expressão do imaginário e a apropriação de conhecimentos.

 

 Números Racionais

 Os números racionais costumam trazer grandes dificuldades aos alunos, até para aqueles das séries finais do Ensino Fundamental e mesmo para os alunos do Ensino Médio. As dificuldades aparecem nas duas formas de representação dos números racionais: a fracionária e a decimal. Os PCNs apontam o início do estudo dos racionais pelo seu reconhecimento no contexto diário, observando que eles aparecem no cotidiano das pessoas muito mais em sua representação decimal do que na forma fracionária.

 

 Jornais e Revistas em aulas de Matemática e Ciências

 Jornais e revistas são fontes de materiais interessantes para as aulas de Matemática e Ciências, pois trazem assuntos que podem ser explorados em sala de aula, aproveitando-se os fatos e acontecimentos que fazem parte do dia-a-dia dos alunos. Esses textos oferecem uma oportunidade para trabalharmos conceitos científicos, ao mesmo tempo em que podemos desenvolver habilidades de leitura, escrita, seleção de informações e resolução de problemas.

 

 Proposta de Trabalho sobre a Água

 Atualmente, os conhecimentos científicos não podem ser meramente repassados, é necessário que haja uma adequação e seleção dos conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Além de selecionados e adequados, os conteúdos devem ser trabalhados com diferentes métodos que motivem e despertem os interesses dos alunos, possibilitando a compreensão de maneira efetiva, diferente da simples memorização que se reduz à repetição de conceitos cobrados de forma direta e imediata nas avaliações.

 

Aprendizagem Matemática e Científica - Leitura e Compreensão

 Saber ler e interpretar textos de problemas Matemáticos e/ou Científicos pode ser a diferença entre resolver um problema e não resolvê-lo. Dessa forma, consideramos que é essencial que se desenvolva um trabalho específico com a leitura dos diferentes tipos de textos que aparecem nestas disciplinas, tais como: textos do livro, textos de problemas, gráficos, tabelas, esquemas entre outros.

 

Resolução de Problemas

 Para desenvolver competências é aconselhável, segundo estudiosos contemporâneos, trabalhar por resolução de problemas, propondo tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar conhecimentos, habilidades e valores. Nessa perspectiva, um problema é qualquer situação que exija o pensar do indivíduo para solucioná-la. Ensinar a resolver problemas não consiste somente em dotar os alunos de habilidades e estratégias eficazes, mas também em criar neles o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta.

 

Sistemática e Dinâmica de Trabalho nos Grupos de Estudo

 Em nossa escola trabalhamos permanentemente em grupos. Será que já refletimos sobre o que é um grupo de estudos? Sobre seus objetivos e suas dinâmicas?